SESCON-PA participa de homenagem aos contadores na Alepa

Profissionais da área contábil, que exercem atividades no Pará, foram homenageados em sessão solene, na manhã desta segunda-feira (09/12), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A propositura do requerimento foi do Ouvidor Geral do Poder Legislativo, deputado Raimundo Santos, em alusão ao Dia do Contador, comemorado anualmente no dia 22 de setembro.

Presidida pelo proponente, o deputado Raimundo Santos destacou em pronunciamento a importância do profissional para a organização financeira das instituições.

Durante sua participação na cerimônia, o presidente do SESCON-PA, Mário Elisio de Melo Gusmão, destacou “a importância do contador no desenvolvimento da economia do Estado e o seu papel social na geração de empregos. Pediu o apoio dos deputados para aprovação de projetos que simplifiquem a legislação tributária e acabem com obrigações acessórias, como a DIEF, para que o profissional possa se dedicar mais na sua atividade, possibilitando o crescimento da atividade empresarial”.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA), Ticiane Lima dos Santos, fez referência à contribuição do profissional para o desenvolvimento do nosso Estado.

O Dia do Contador foi criado em 22 de setembro de 1945, por meio de Decreto-lei nº 7.988, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, quando foi oficializada a criação do primeiro curso superior em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes disso, havia no país apenas dois cursos técnicos: de Contabilidade e o de Contador, mas sem validade como ensino superior.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment