Entidades contábeis discutem o papel do Contador

Em comemoração ao Mês do Contador, o Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) realizou no dia 30 de setembro, o evento on-line “Contador: o que Celebrar?”.
No seminário representantes das entidades contábeis paraenses tiveram a oportunidade de relatar sua atividades e opinar sobre o momento que a classe vive, sob a ótica de sua prerrogativa.
Participaram do evento: Fabrício Moreira, presidente do CRC-PA; José Maria de Oliveira, presidente do Sindicont; Mário Elísio de Melo Gusmão, Presidente do SESCON-PA; José Fernando Paes de Vasconcelos, presidente da Academia Paraense de Contabilidade, Raimundo Humberto Sena de Oliveira, presidente da Associação Paraense de Peritos Contadores Judiciais e Extrajudiciais e Lindomar Rodrigues, presidente da Vox Contábil -Associação dos Contadores do Oeste do Pará.
Em seu pronunciamento, o presidente do SESCON-PA, Mário Elisio de Melo Gusmão destacou que “em 26 anos o SESCON-PA acompanhou as grandes mudanças na profissão em função do uso da tecnologia. Novas ferramentas com custos reduzidos, que passaram a fazer parte do cotidiano das empresas contábeis, aumentando as opções de produtividade”.


Mário Elisio lembrou que os profissionais estão deixando o operacional para assumir sua verdadeira função, que é a de consultoria, alavancando o empreendedorismo. “Grandes oportunidades estão se criando em função do empreendedorismo moderno, que passou a procurar orientações de profissionais da área contabil”, reforçou.
As entidades têm papel importante na capacitação do novo profissional exigido pelo mercado, pois competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, muito mais atreladas à personalidade e às experiências, do que à formação profissional exige o mercado.

Empresário contábil: mais que contador
O SESCON-PA já há algum tempo passou a discutir com seus associados e representados essas novas competências e habilidades. Não só assuntos técnicos, mas assuntos relevantes para o desenvolvimento do empresário contábil que deixou de ser apenas contador.

“O avanço e a modernidade das empresas de serviços contábeis permitem-nos afirmar que temos muito a comemorar, pois o ambiente empresarial e a sociedade vêm reconhecendo a profissão como essencial no desenvolvimento do país, na geração de empregos e no crescimento da atividade produtiva”, disse Mário Elisio.
O presidente também comentou sobre os cursos e parcerias destinados aos associados que podem ser acessados no site do SESCON-PA.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment